Guia de viagem: Gramado - lojas + restaurantes + pontos turísticos

Olá, senhoras e senhores de todo o Brasil (:p). Como estão?
Fim do ano letivo: primeiro ano do ensino médio e primeira etapa do PAS superados. Férias, minha gentche! Andei dando uma viajada com a família e, aproveitando que a enquete do blog (obrigada a todos que foram lá dar opiniões) teve muitos votos para posts sobre viagens, estarei fazendo um pequeno guia de uma das cidades mais fofas que já visitei: Gramado - Rio Grande do Sul.
Nessa época do ano, o que rola na cidade é o famoso Natal Luz. Ou seja: as lojas, as ruas e os shows são todos baseados nesse feriado incrível que eu amo de paixão. 


Lojas:
As lojas de Gramado podem ser pequenas produções locais de roupas e acessórios para o tempo frio, grandes marcas como Jorge Bischoff, Lacoste e Carmen Steffens, inúmeras lojas de chocolate e até umas lojinhas maravilhosas que vendem bijuterias, semi jóias e artigos vintage. Eis minha seleção:

Black Bull
Há umas 3 locações pela cidade. A maior que visitei é a que fica próxima ao Café Colonial Bela Vista (ver adiante).
Sobre a marca: vibe moderna e jovem com sofisticação. O problema é o preço super salgado. Como quase tudo é trabalho em couro, as coisas podem variar entre 500 e 1300 reais. As camisetinhas mais bobas custam aí seus R$50. A única coisa que eu achei num preço aceitável foi uma camisa jeans (R$100) que, infelizmente, não tinha meu tamanho. Por outro lado, as roupas e acessórios são bonitos.






Armazém Antique
O nome já diz muito. É uma loja de artigos retrô suuuper gracinha. Tem itens de decoração, algumas camisetas, chaveiros, estojos, miniaturas, etc. Tudo com essa cara vintage linda. Fica na avenida principal, Borges de Medeiros.
Levei uma camiseta com a estampa "We can do it" pra minha irmã. Só me arrependi de não ter comprado pra mim hahaha.








Loja do Café Colonial Bela Vista
Essa loja é, como muitas outras da cidade, dessas que vendem diversas coisas diferentes. Também tem váaarios artigos decorativos, principalmente os com cara vintage, bichos de pelúcia, chinelos e camisetas personalizadas, sapatos, casacos e suéteres.
Ganhei uma bota e um salto de lá. A bota é baixa e com pegada militar, de couro. O salto é uma sandália de camurça com nó na frente e recortes no salto.







Outras lojas
Algumas lojas que visitei, pela correria, não foram fotografadas mas merecem ser citadas.
MC port acessórios: loja de bijuterias, lenços e óculos de sol. Há uma parede com diversos brincos lindos a R$28 qualquer peça. Comprei um brinco dourado pra minha mãe e uma pulseira com pedras pra mim.
Santho Aroma: uma das minhas preferidas! É a Empório Body Store local e bem mais barata. O cheiro me atraiu no meio da rua. É uma loja de aromatizantes de ambiente, mas vende sabonetes, cremes e esfoliantes de umas linhas específicas deles e de marcas como Granado. Comprei um esfoliante em gel por R$24.
Andréia Pires (AP): loja de acessórios. As coisas são baratas, por comparação, e há bolsas lindas lá dentro. Levei uma preta de couro ecológico e um anel grande com design meio barroco (hahaha). Fiquei desejando uma mochila fofa de lá.
Kena Bertoti: outra lojinha multi coisas. Trouxe capinha do celular que foi mais cara do que achamos na feira dos importados aqui de Brasília (comprei porque a minha quebrou) e uma clutch dourada fofa. A vendedora era um barato!
40529839 lojas de chocolate. Prawer, Lugano, Florybal, etc etc etc.


Restaurantes:
Restaurante é uma coisa que a gente escolhe pela proposta, pela cara da comida e pelo preço. Há diveeeersos em Gramado (caros! Falo mesmo) que podem ser por kg, à la carte ou os "pague x e coma até estourar".
Um dos que eu tenho pra recomendar é desse último tipo. Café Colonial Boa Vista é um lugar em que seus 60 reais valem toda a comida que você conseguir comer. O ambiente é super gostoso e a comida é reposta o tempo todo. A culinária é portuguesa/alemã/italiana. Há salgadinhos, tortinhas, vinho, suco e uma mesa de sobremesas.

Carpe Diem é um restaurante à la carte que vende massas e saladas bem gostosas. O ambiente é super agradável e aconchegante.

Eu comi uma sequência de fondue (queijo, carne e chocolate) super gostosa, mas não lembro o nome do lugar de jeito nenhum. Fica do lado de um restaurante com temática naval que fica atrás da praça das etnias. Não é problema, porque tem fondue em qualquer buraco naquela cidade.



Pontos turísticos:
A cidade é toda linda. A arquitetura toda lembra a alemã/italiana e tudo é coberto por hortênsias. Há uma avenida principal, chamada Borges de Medeiros, que compreende quase todas as lojas legais e os pontos turísticos mais importantes de lá.
O cinema é um deles. Há um festival de cinema super famoso em Gramado. Eu fui a uma peça de teatro musical e a sala é enorme. Além dele, há uma igreja super bonita, São Pedro Apóstolo e uns locais com temática natalina tipo a Vila/Aldeia do Papai Noel (não lembro qual é o nome certo). O Mini Mundo é um lugar onde há réplicas de diversas cidades do exterior e do museu de São Paulo.
Tem um passeio de Jardineira que é bacaninha. Você dá uma volta num ônibus aberto pelo centro da cidade e pode ver os principais pontos.







Nessa época de Natal Luz, há diversos shows com esse tema natalino. Tem um desfile lindo (e lotado) no meio da rua, um show maravilhoso chamado Nativitaten que é no lago e dois teatros musicais: A Fantástica fábrica de Natal e Au Au, uma aventura de Natal  (ok, é infantil, mas super legal!).


 Nativitaten

AU AU, uma aventura de Natal

Espero que tenham curtido meu tour guide por Gramado. Caso alguém já tenha ido, deixe nos comentários sua impressão da cidade. Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário